Quem foi Joseph Pilates?
Conheça seu Método, da origem aos dias atuais.
Joseph Pilates
Nascido em 08 de dezembro de 1883, numa cidadezinha perto de Dusseldorf, Alemanha, Joseph H. Pilates foi o criador do Método que leva seu nome.
Seu pai era um premiado ginasta de descendência grega. Sua mãe, uma naturopata que acreditava no estímulo ao corpo para a autocura, sem medicamentos ou cirurgias, preferindo usar remédios naturais como ervas e alimentos. A filosofia de cura da mãe e as habilidades físicas do pai foram grandes influências na vida de Pilates.
Na infância, Pilates foi uma criança doente. Sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Decidiu, então, superar suas dificuldades físicas e dedicou a vida para melhorar sua saúde e força. Assim, focou-se nas técnicas respiratórias para curar a asma e se exercitava de calção, ao ar livre, para tratar o raquitismo (doença causada por uma deficiência de vitamina D).
Estudos e Influências no Método Pilates
Na adolescência, Pilates estudou e aprofundou seus conhecimentos em anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa. Por volta dos 14 anos, possuía um corpo tão desenvolvido que chegou a posar para um atlas de anatomia.
Pilates praticou e estudou musculação, ioga, boxe, mergulho, kung fu e ginástica. Essas atividades influenciaram na técnica de Pilates, como o Long Stretch e o Up Stretch no Reformer, semelhantes às posições da ioga, exercícios de socos inspirados nas artes marciais e movimentos na Chair, similares à ginástica olímpica. O movimento natural dos animais também inspirou Pilates, a exemplo do Cat Stretch no Cadillac.
Como surgiram os primeiros equipamentos de Pilates
Em 1912, Joseph Pilates se mudou para a Inglaterra, onde trabalhou como boxeador, artista de circo e treinador de autodefesa de agentes ingleses. Nessa época, desenvolveu seu próprio programa de exercícios.
Dois anos depois, em 1914, durante a 1ª Guerra Mundial, Joe foi preso junto com outros cidadãos alemães pelas autoridades britânicas.
Foi, então, que seu método começou a ganhar forma. Levado ao campo de concentração da ilha de Man, desenvolveu intensamente o seu conceito de exercícios, que chamou de “contrologia” por estar baseado no controle da mente sobre os músculos.
Apesar das precárias condições de saúde, Joseph insistia para que os prisioneiros participassem das rotinas diárias de exercícios a fim de manter o bem-estar físico e mental. Conta-se que todos sobreviveram à grande pandemia de 1918, devido à sua boa forma.
Contudo, alguns soldados feridos não podiam sair da cama. Joseph não queria deixar ninguém inativo e improvisou! Tirou as molas dos colchões e prendeu na cabeceira das macas, para que os acamados também pudessem se exercitar. Até as cadeiras de rodas foram adaptadas por Joseph. Assim, surgiram os primeiros aparelhos baseados em molas, como o Cadillac e o Reformer.
Atuando como enfermeiro, Joe utilizou seus exercícios na reabilitação de seus pacientes ao adaptar nas camas hospitalares, molas de diferentes resistências, roldanas e cordas, observando uma melhora rápida e eficiente.
Em 1926, Pilates foi para os Estados Unidos, onde aperfeiçoou sua técnica. Mais tarde, na década de 40, montou seu primeiro estúdio de Pilates em New York. Sua técnica ficou famosa, sendo utilizada por bailarinos, atores e dançarinos.
Difundida pelo mundo todo – não só como método de condicionamento físico, mas também como reabilitação – chegou ao Brasil na década de 90, trazido por uma dançarina que abriu o primeiro estúdio em Salvador. Pilates acreditava que o estilo de vida moderno, a má postura e a respiração ineficiente eram as causas da saúde debilitada.