Sucesso em dose dupla

Alessandro Costa, 38, começou a trabalhar com Terapia Intensiva ainda na Faculdade de Fisioterapia, num estágio supervisionado. Em seguida, foi convidado para integrar a equipe de um Hospital, onde permaneceu durante quatro anos.  Apesar de se identificar muito com a rotina da Terapia Intensiva, sentiu a necessidade de atuar com Reabilitação Motora.

Nesse período, foi convidado a integrar a equipe da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), atuando com pacientes com sequelas neurais, inclusive crianças, com pequenas e grandes lesões e amputados. ‘’Sempre gostei de explicar aos pacientes a importância e o sentido de cada manobra, os músculos que são executados para a realização de certos movimentos, os sintomas dos sinais relatados e, com isso, ver, não apenas a evolução física dos pacientes, mas sua melhora emocional, pelo conhecimento maior que passam a ter do próprio corpo’’, revela.

Essa aptidão o fez ser convidado para inaugurar a primeira turma de Pilates da ABBR. Ele diz que foi nessa época em que se encontrou profissionalmente, já que iria aliar todo o conhecimento da biomecânica do movimento à necessidade de se ter uma boa postura e usar, de forma benéfica e eficaz, os músculos respiratórios.

Além da ABBR, onde trabalhou por mais de 10 anos, também atuou em vários estúdios de Pilates e clínicas, onde teve a oportunidade de lidar com uma gama de pacientes com os mais diversos perfis, necessidades, limitações e objetivos. Essa experiência possibilitou entender o Pilates além dos exercícios e perceber como uma sessão executada com atenção, personalização, carinho e alegria pode realmente transformar a vida dos pacientes e clientes.  E foi com o incentivo deles que abriu, com o sócio Johnny Soares, o estúdio Pilates & Fisioterapia Alessandro Costa.

‘’Há algum tempo, pacientes, amigos e familiares vinham me incentivando a ter o meu próprio estúdio, já que eu dividia meu tempo na ABBR e em estúdios de Pilates, mas sem a autonomia para fazer o espaço do jeito que eu sempre quis, com cuidado aos detalhes, desde a recepção até os aparelhos e acessórios’’, diz o empreendedor.

‘’Um grande amigo meu, também adepto do Pilates, desejava abrir um negócio. Da união de nossos desejos em oferecer ao carioca um espaço único, aconchegante, moderno e harmonioso, surgiu a ideia de inaugurarmos o estúdio’’, completa.

O estúdio está localizado no coração de Copacabana, um bairro bastante conhecido por sua população mais idosa e pela quantidade de academias, consultórios médicos e escritórios. ‘’Como o meu sócio, Johnny Soares, é publicitário e professor de marketing, fizemos uma pesquisa de mercado e um Plano de Negócios. Assim, avaliamos a concorrência, o público e identificamos o melhor lugar para abrirmos o estúdio. A obra levou dois meses para ficar pronta, garantindo todo conforto e bem-estar aos nossos clientes’’, declara.

Os sócios criaram um ambiente acolhedor, em que os clientes se sentem realmente em casa. E olha que legal, tudo foi pensado por eles, seguindo apenas as dicas aqui do Negócio Pilates.

A dica do empreendedor para se ‘’dar bem’’ no negócio é a seguinte: ‘’Procure parceiros em que possa confiar e dividir seus sonhos. É muito mais difícil começar algo do zero sozinho. Quando se tem alguém ao seu lado, até os problemas e as dificuldades ficam menores e tudo, tudo mesmo, se torna mais divertido. Além disso, é preciso ter bastante experiência na área, pesquisar o mercado, ter foco, fazer um Plano de Negócios com cronograma e metas. Me sinto realizado quando vejo ou ouço um cliente dizer que não sente mais determinada dor, que voltou a correr, que está mais bem-disposto, que está feliz. A felicidade dos clientes é o nosso alimento, a nossa maior recompensa. Porque, no fundo, isso é o que vale: ser feliz’’.

E tem mais: ‘’O segredo do sucesso é ter verdade, alma e determinação em tudo o que se faz. Um negócio, para ser bem-sucedido, tem que ter um propósito maior que simplesmente o lucro. Ele tem que contribuir para a transformação das pessoas, satisfazendo suas necessidades e proporcionando uma experiência de valor’’.

Você, que quer empreender na área de Pilates, tem que buscar, todos os dias, garantir uma experiência prazerosa em todos os sentidos para os clientes voltarem e indicarem. Atente-se a decoração, as atividades extras, pequenas surpresas e etc. ‘’O sucesso é, então, resultado dessa atenção e desse amor que dedicamos e recebemos de volta dos clientes. E onde há atenção, amor e cuidados com a saúde do corpo e da mente, há “Glück”, que significa felicidade’’, finaliza Alessandro.

Fonte: http://www.negociopilates.com.br/

Fisioterapeuta com Pós-graduação em Reabilitação Respiratória (Ventilação Mecânica) e em Neurofisiologia pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação – IBMR. Formação em Pilates pela Fisiofit Pilates e Aprimoramento da técnica de Pilates com Angela Varella. Especialização em Hidroterapia, Kinesio Taping, Terapia Manual e Traumatologia na INTERFISIO. Atuou durante 10 anos na ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação), instituição onde foi um dos precursores do Método Pilates.